Your browser doesn't support javascript.
loading
The therapeutic link in the speech therapy clinic: a necessary reflection. / O vínculo terapêutico na clínica fonoaudiológica: uma reflexão necessária.
Paisca, Adriele Barbosa; Jampersa, Lucas; Santos, Rosane Sampaio; Lima, Roxele Ribeiro; Serratto, Maria Regina Franke; Araújo, Cristiano Miranda de; Massi, Giselle Aparecida de Athayde.
Afiliação
  • Paisca AB; Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil.
  • Jampersa L; Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil.
  • Santos RS; Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil.
  • Lima RR; Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC - Joinville (SC), Brasil.
  • Serratto MRF; Coordenação da Graduação de Fonoaudiologia, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil.
  • Araújo CM; Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil.
  • Massi GAA; Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil.
Codas ; 35(6): e20220167, 2023.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-37820099
RESUMO
OBJETIVO: Compreender os sentidos que o vínculo terapêutico assume para fonoaudiólogos clínicos. MÉTODO: A pesquisa foi aprovada por Comitê de ética, sendo de caráter transversal, de abordagem quanti-qualitativa, pautada na Análise do Conteúdo. A pesquisa contou com a participação de 96 profissionais fonoaudiólogos clínicos, inscritos no Conselho de Fonoaudiologia da 3ª região (CRFa 3), o qual abrange os Estados do Paraná e de Santa Catarina. RESULTADOS: Dos 96 fonoaudiólogos incluídos, parte significativa dos participantes definiram o vínculo terapêutico como sendo relação/interação. Referente ao papel do vínculo para o trabalho clínico fonoaudiológico, a maioria dos profissionais o descreveu como base fundamental e outra parte deles afirmou que tal vínculo é necessário para a evolução/desenvolvimento do paciente. CONCLUSÃO: É possível compreender que, de acordo com os participantes, a relação terapêutica é essencial para a sustentação e manutenção do trabalho clínico fonoaudiológico, impactando na ressignificação da queixa e na minimização do sofrimento dos usuários.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Qualitative_research Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Qualitative_research Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article