Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de adolescentes a respeito do impacto da gravidez em suas relações sociais / Adolescents' perceptions of the impact of pregnancy on their social relationships

Motta, Magali; Camillo, Simone de Oliveira; Lopes, Simone Garcia; Reato, Ligia de Fátima Nóbrega; Sarni, Roseli Oselka Saccardo.
Mundo saúde (Impr.) ; 45(s/n): [564-572], fev., 2021.
Artigo em Inglês, Português | MS | ID: mis-41906
A maioria das gestantes adolescentes, mesmo desejando a sua gravidez e sendo asseguradas por políticas públicas, enfrentam dificuldades no relacionamento com a família e com o parceiro, tendendo a sofrer com a desestruturação de sua vida. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo compreender as percepções das adolescentes primigestas a respeito do impacto da gravidez em suas relações sociais. Trata-se de um estudo qualitativo pautado no referencial teórico do Pensamento Complexo de Morin. O estudo foi realizado com 17 adolescentes primigestas acompanhadas no Ambulatório de Pré-Natal de Adolescentes do Centro de Saúde Escola, Santo André, Estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio da Técnica de Entrevista e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. Como resultados foram obtidas três categorias - A reação do parceiro em relação à gravidez, A compreensão da família com relação a gravidez e A mudança na rede social após a gravidez. Muitas adolescentes relacionam a gravidez a idealização de se tornar adulta e respeitada pelo fato de se tornar mãe. Já os parceiros nem sempre possuem este sonho de ser pai e manter uma família. Já a família, permanece como primeira opção de escolha no apoio do casal de adolescente, porém algumas gestantes não demonstraram ter liberdade suficiente para dialogar com seus familiares. Dessa forma, nota-se que a gravidez na adolescência gera transformações psicossociais difíceis, como a evasão escolar e o afastamento do círculo social, evidenciando sofrimentos por parte das adolescentes.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1
Selo DaSilva