Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características clínicas, sociodemográficas e ocupacionais de professoras com disfonia / Clinical, socio-demographic and occupational characteristics of teachers with dysphonia

Bassi, Iara B; Assunção, Ada A; Gama, Ana Cristina C; Gonçalves, Luana G.
Distúrb. comun ; 23(2): 173-180, 2011. ilus, tab
Artigo em Português | Index Psi (psicologia) | ID: psi-50118

Objetivos:

Apresentar características sociodemográficas, de saúde, de trabalho e vocais de professoras com disfonia da Escola Municipal.

Métodos:

Estudo descritivo das características das professoras com disfonia realizado entre agosto de 2008 e novembro de 2009. Foram coletados dados sobre características sociodemográficas, da organização do trabalho, ambiente de trabalho, hábitos vocais, saúde e avaliação vocal através de um formulário desenvolvido especificamente para a pesquisa.

Resultados:

A média de idade das participantes foi de 41,5 anos . Sobre a organização do trabalho, as professoras lecionaram, em média, por 14,6 anos, com uma média de 31,1 horas de aulas semanais. O intervalo entre as aulas na maior parte durou menos de 20 minutos (64,6%). O número médio de alunos em sala de aula foi 26,54. Quanto ao local de trabalho, 47,9% das professoras relataram barulho incômodo na sala de aula ou local de trabalho. A qualidade do ar na sala de aula ou local de trabalho foi classificada como incômoda por 27,2%. Sobre os hábitos vocais, 60,8% relataram “falar muito” diariamente e 11,9% relataram beber menos de 1 litro de água por dia. Quanto à avaliação vocal, 91% das professoras relataram sintomas vocais e laríngeos relacionados ao uso de voz e presença de lesão de prega vocal em 62,7%.

Conclusões:

O grupo de professoras é homogêneo em relação aos resultados e parece ser muito homogêneo em relação à exposição prévia a fatores de risco mencionados pelos estudos epidemiológicos.(AU)
Biblioteca responsável: BR195.3
Selo DaSilva