Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação e percepção docente sobre os efeitos do nível de pressão sonora na sala de aula / Evaluation and perception of teachers on the effects of sound pressure level in the classroom / Evaluación y percepción de los docentes sobre los efectos del nivel de presión de sonora en el aula

Rabelo, Alessandra Terra Vasconcelos; Guimarães, Ana Carolina Fonseca; Oliveira, Rafaella Cristina; Fragoso, Lygia Bueno; Santos, Juliana Nunes.
Distúrb. comun ; 27(4)dez. 2015. graf, tab
Artigo em Português | Index Psi (psicologia) | ID: psi-67588

Objetivo:

Avaliar o nível de pressão sonora em salas de aula de escolas públicas e a percepção de professores sobre sua interferência nas atividades escolares e em sua saúde.

Métodos:

Estudo transversaldescritivo com avaliação do ruído de 14 salas de aula de oito escolas. Avaliou-se o parâmetro acústico nível de pressão sonora equivalente. Aplicou-se um questionário a 23 professores com perguntas sobrea) influência do ruído em atividades escolares, b) influência do ruído na voz e comunicação, c) influência do ruído no organismo, d) influência do ruído interno à escola, e) influência do ruído externo à escola. As questões obedeceram à escala Likert com as seguintes respostas nenhuma, pouca, média e elevada.

Resultados:

O nível de pressão sonora encontrado nas salas de aula variou de 54,5 dB(A) a 70,3 dB(A), com mediana de 60 dB(A). As queixas de maior ocorrência (média a elevada) relacionadas ao ruído foram interferência no rendimento escolar do aluno (95,7%) e na compreensão do conteúdo em sala de aula (95,7%), elevação do tom de voz durante o trabalho (87,0%), fadiga vocal (82,6%), irritabilidade (82,6%) e cansaço (82,6%). Esses dois últimos foram mais citados por professores das salas com maior ruído (p?0,05). As conversas no corredor também foram um fator relacionado ao maior ruído em sala deaula (p=0,03).

Conclusão:

Os níveis de pressão sonora mensurados estão acima do preconizado pelas normas. De acordo com os professores, o ruído interfere negativamente no ambiente escolar, além de estar relacionado aos sintomas de cansaço e irritabilidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva