Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detec‡Æo do Cƒncer de Mama: conhecimento, atitude e pr tica dos M‚dicos e Enfermeiros da estrat‚gia Sa£de da Fam¡lia deMossor¢, RN, Brasil / Detecci¢n del C ncer de Mama: conocimiento, actitud y pr ctica de los M‚dicos y Enfermeros de la estrategia de la Familia de Mossor¢, RN, Brasil / Breast Cancer Detection: knowledge, attitude and practices of Doctors and nurses from the Family Health Strategy of Mossor¢, RN, Brazil

J come, Epaminondas de Medeiros; Silva, Raimunda MagalhÆes da; Gon‡alves, Marcelo Luiz Carvalho; Collares, Patr¡cia Moreira Costa; Barbosa, Isabella Lima.
Rev. Bras. Cancerol. (Online) ; 57(2): 189-198, abr./jun. 2011. tab
Artigo em Português | TXTC | ID: txt-23679
Introdu‡Æo O cƒncer de mama ‚ uma doen‡a heterogˆnea e complexa, observada pelas m£ltiplas formas de apresenta‡Æo cl¡nica e morfol¢gica, pelos graus de agressividade tumoral e potencial metast tico. Neste sentido, para atender aos princ¡pios do Sistema énico de Sa£de, o Minist‚rio da Sa£de priorizou a fam¡lia como elemento b sico para a assistˆncia.

Objetivo:

Investigar o conhecimento, atitude e pr ticas dos m‚dicos e enfermeiros da Estrat‚gia Sa£de da Fam¡lia de Mossor¢ (RN) com rela‡Æo … detec‡Æo precoce do cƒncer de mama.

Metodologia:

Estudo transversal e inferencial. Acoleta dos dados realizou-se em mar‡o de 2008 com a utiliza‡Æo de question rio autoaplic vel. Participaram 33 m‚dicos e47 enfermeiros com idade m‚dia de 42 anos.

Resultados:

O tempo de atua‡Æo na aten‡Æo b sica e a grande rotatividade entre os profissionais de sa£de no servi‡o dificultam sua capacita‡Æo. H  uma valoriza‡Æo do exame cl¡nico das mamas,em detrimento … solicita‡Æo da mamografia na busca do diagn¢stico precoce do cƒncer de mama. A insuficiˆncia de profissionais de sa£de habilitados e o desconhecimento da popula‡Æo sÆo fatores limitadores ao rastreamento do cƒncer de mama. Ocorre solicita‡Æo reduzida da mamografia em mulheres jovens de alto risco. ConclusÆo Observou-se anecessidade de qualifica‡Æo dos profissionais para consolidar o Programa Nacional de Educa‡Æo Permanente em Sa£de, aumentar a oferta de exames mamogr fico e promover educa‡Æo em sa£de para a popula‡Æo.(AU)
Biblioteca responsável: BR440.1
Localização: BR440.1
Selo DaSilva