Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diversity and antimicrobial resistance of Salmonella isolated from swines feces and carcasses / Diversidade e resistência aos antimicrobianos de Salmonella isoladas de fezes e carcaças de suínos

Melo, Roberta Torres de; Mendonça, Eliane Pereira; Monteiro, Guilherme Paz; Valadares Junior, Edson Campos; Guimarães, Adélia Rodrigues; Brás, Raquelline Figueiredo; Santos, Fernanda Aparecida Longato dos; Peres, Phelipe Augusto Borba Martins; Santos, Ana Carolina de Souza; Vaz, Maria Eduarda de Lourdes; Rossi, Daise Aparecida.
Vet. Not. ; 25(1): 11-25, jan.-jun. 2019. tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-21188
Objetivou-se determinar os sorovares de Salmonella mais freqüentes em fezes de suínos na granja de terminação, pocilga de espera do frigorífico e em suas carcaças durante o abate, assim como, seus perfis de resistência aos antimicrobianos. Utilizou-se 86 cepas de Salmonella spp previamente isoladas de três lotes diferentes em coletas distintas. A identificação dos sorovares foi realizada por meio de sorotipificação e a resistência aos antimicrobianos foi determinada pela técnica de difusão de discos. Foi observada uma multiplicidade de sorovares, sendo as 86 cepas identificadas sorologicamente como 28 (32,55%) S. Typhimurium, 20 (23,26%), S. Agona, 17 (19,77%) S. Infantis, 6 (6,98%) S. Panama, e 15 (17,44%) S. Minnesota. A diversidade de sorovares indicou que diferentes fatores influenciam na infecção de suínos em terminação e na persistência do microrganismo na carcaça destes animais após o abate. Mais de 50% dos isolados apresentaram resistência a nove dos 11 antibióticos testados. As drogas as quais os microrganismos apresentaram os maiores percentuais de sensibilidade foram o sulfazotrim e a norfloxacina, 22,1% e 14%, respectivamente. S. Typhimurium foi o sorovar mais isolado, inclusive nas carcaças, e também o que demonstrou maior diferença quanto à resistência aos antimicrobianos, quando comparado aos outros sorovares. O perfil de multirresistência observado neste estudo alerta para a necessidade de vigilância e monitoramento sistemático da resistência aos antimicrobianos em bactérias zoonóticas transmitidas pelos alimentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1
Selo DaSilva