Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade fisiológica de sementes de soja em função da colheita mecânica com sistema de trilha radial e axial / Physiological quality of soybean seeds as a function of mechanical harvest with radial and axial threshing system

Nespolo, Gustavo Pezzini; Meert, Leandro; Krenski, Antonio; Favarão, Simone Correia Molina; Willwock, Lucas; Silva, Luan Henrique Guarido da.
Campo digit. ; 14(1): 35-39, jul.-dez. 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24155
Um fator chave para a obtenção de altos rendimentos na lavoura de soja é a utilização de sementes com alta qualidade fisiológica, neste contexto é necessário que no momento da colheita os danos mecânicos sejam minimizados. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de soja colhidas com máquinas equipadas com sistema de trilha radial e axial. O delineamento adotado foi inteiramente casualizado com dois tratamentos (Sistema de trilha axial e radial) e dez repetições, a cultivar utilizada foi a M6210, semeada com 16 plantas por metro. As colhedoras usadas no trabalho foram uma TC 5070 que estava regulada com 900 rpm de ventilação e velocidade do cilindro de 600 rpm, a velocidade de trabalho foi de 6 km h-1 e uma CR 5.85 com ventilação de 800 rpm e velocidade dos rotores de 750 rpm, a velocidade de colheita foi de 8 km h-1. As variáveis avaliadas foram os danos mecânicos, teste de tetrazólio, envelhecimento acelerado, viabilidade, germinação de plantas normais e anormais. As sementes colhidas com o sistema axial apresentaram 5% a menos de dano mecânico, 7% a mais de vigor pelo teste de tetrazólio, viabilidade 2,5% maior e 2,75% a mais de germinação.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1
Selo DaSilva