Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integrated tick control on a farm with the presence of capybaras in a Brazilian spotted fever endemic region / Controle integrado do carrapato em uma fazenda com presença de capivaras em região endêmica para febre maculosa brasileira

Araújo, Shirley Batista de; Anjos, Karina Araújo dos; Duarte, Fernanda Calvo; Fiorini, Leonardo Costa; Godoi, Felipe Eduardo de Matos; Sampaio, Paulo Henrique Selbmann; Mendes, Márcia Cristina.
R. bras. Parasitol. Vet. ; 28(4): 671-676, 2019. mapas, tab, graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-25515
Em virtude de alta infestação por carrapatos do complexo Amblyomma cajennense, parasitos que transmitem a bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da Febre Maculosa Brasileira, adotou-se um sistema de controle integrado dos carrapatos numa propriedade rural localizada no munícipio de Itu SP. Na propriedade, que margeia o rio Tietê, os animais domésticos mantinham contato com populações de capivaras. Seis locais foram avaliados e monitorados nos anos de 2015 a 2017. Dentre os 1271 espécimes capturados (adultos e ninfas) um foi identificado como Amblyomma dubitatum e os demais com Amblyomma sculptum. De um modo geral, houve controle da infestação de carrapatos visto que todos os estágios ao final de 2017 apresentaram níveis próximos ou igual a zero. A população de adultos teve queda no primeiro ano e a de larvas no segundo. As ninfas apresentaram queda nos dois anos, sendo mais acentuada no primeiro ano. A média da estimativa do nível de infestação para cada estágio do carrapato nos seis locais monitorados não chegou a 1 indivíduo ao final do experimento, sendo que a média da estimativa para as ninfas foi de zero em todos esses locais.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1
Selo DaSilva