Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

BVS - Literatura Cientifica y Técnica

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
| |

Video Head Impulse Test e doenças do sistema nervoso central: uma revisão integrativa / Video Head Impulse Test and central nervous system diseases: a integrative review

Evangelista, Alanna Stefany de Lima; Taveira, Karinna Veríssimo Meira; Diniz Júnior, José; Dourado Júnior, Mário Emílio Teixeira; Mantello, Erika Barioni.
Audiol., Commun. res ; 27: e2559, 2022. tab, graf
Artículo Portugués | LILACS | ID: biblio-1383885
RESUMO Objetivos verificar a aplicabilidade do Video Head Impulse Test (vHIT) em doenças do sistema nervoso central (SNC), bem como os resultados encontrados e as doenças descritas. Estratégia de pesquisa revisão integrativa da literatura, em que foi realizada a busca em nove bases eletrônicas de dados, a partir da palavra-chave "video head impulse test". Critérios de seleção foram incluídos estudos que utilizaram o vHIT no diagnóstico de doenças do SNC e excluídos os estudos publicados antes de 2009 e estudos que realizaram outros procedimentos de investigação clínica, ou que aplicaram o teste no diagnóstico de doenças vestibulares periféricas. Resultados a amostra final foi composta por 18 estudos. Os resultados verificados mostraram que o reflexo vestíbulo-ocular (RVO) tem apresentado alterações na população investigada. Foram observados achados sugestivos de acometimento central, tais como ganho ou média de ganho do RVO nos canais semicirculares verticais, inferior aos laterais, ganho aumentado, correlação negativa do ganho com a gravidade da doença na ataxia espinocerebelar tipo 3, ponto de corte de 0,70 e assimetria de ganho menor de 20% para diferenciar neurite vestibular de derrame no ramo medial da artéria cerebelar posteroinferior, ganho normal com provas oculomotoras alteradas, presença de nistagmo espontâneo vertical, além de alterações no RVO com e sem otimização visual, na perseguição sacádica e no teste de desvio de inclinação. Conclusão verificou-se que o vHIT é aplicável quanto a avaliação do RVO de alta frequência em indivíduos com doenças do SNC, uma vez que trouxe evidências clínicas sobre alterações da função vestibular periférica e central nos diferentes quadros neurológicos.
Biblioteca responsable: BR663.1
Selo DaSilva