O leito placentário no deslocamento prematuro da placenta / The placental bed in abruptio placentae
São Paulo; s.n; 2003. [78] p.
Thesis
en Pt
| LILACS
| ID: lil-352289
Biblioteca responsable:
BR1.2
Ubicación: BR1.2; 8093
RESUMO
Objetivo:
Analisar os padrões histopatológicos das artérias do leito placentário em gestações complicadas pelo descolamento prematuro da placenta (DPP), comparandoos com a estrutura vascular dos leitos placentários normais.Método:
A biópsia de leito placentário foi realizada em 30 gestantes com diagnóstico de DPP e idade gestacional maior ou igual a 28 semanas, submetidas ao parto cesáreo. Dentre elas, 23 tinham distúrbios hipertensivos associados (G/HA) e 7, apresentavam níveis tensionais normais (G/SHA). O grupo controle (GC) foi constituído por 30 pacientes com evolução gestacional normal, submetidas a parto cesáreo por indicação obstétrica. As variáveis selecionadas para a análise histológica do leito placentário foram padrão inalterado, modificações fisiológicas, desorganização da camada média, alterações hiperplásicas da camada íntima e média, necrose e aterose aguda, além da medida do diâmetro vascular.Resultados:
Nas pacientes com DPP associado à hipertensão (G/HA) ocorreu predominância significativa de desorganização da camada média e de hiperplasia das camadas íntima e média, em comparação ao GC, enquanto a presença de modificações fisiológicas nas artérias espiraladas foi significativamente mais freqüente no GC. Achados como necrose e aterose aguda foram observados em menores proporções no G/HA, mas sem significãncia estatística. Não houve diferenças estatisticamente significantes com relação à distribuição dos achados histológicos nos G/SHA e GC. A presença de padrões histológicos considerados patológicos, isto é, desorganização da camada média, hiperplasia das camadas íntima e média, necrose e aterose, foi significativamente maior no G/HA sendo que a lesão predominante foi a desorganização da camada média. A característica histológica mais representativa de normalidade foi a presença de modificações fisiológicas vasculares específicas da gravidez, encontrada em 43 por cento das artérias espiraladas no G/SHA e, em 66,6 por cento, no GC. O diâmetro médio da artéria espiralada mostrou-se estatisticamente menor no G/HA e no G/SHA, quando comparado ao GC.Conclusões:
1) Os achados histológicos vasculares predominantes em grávidas com diagnóstico de DPP associado à hipertensão foram desorganização da camada média e hiperplasia das camadas íntima e média; 2) A presença do padrão histológico considerado patológico foi significativamente maior no G/HA, sendo o mais prevalente a desorganização da camada média...
Search on Google
Banco de datos:
LILACS
Asunto principal:
Embarazo
/
Circulación Placentaria
/
Desprendimiento Prematuro de la Placenta
Idioma:
Pt
Año:
2003
Tipo del documento:
Thesis