Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

BVS - Literatura Cientifica y Técnica

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
| |

Desempenho de homens e mulheres na faixa etária de 17 a 30 anos em tarefas de empatia / Performance of 17-to-30-year-old men and women in tasks of empathy

Mecca, Tatiana Pontrelli; D´Antino, Maria Eloísa Famá; Azevedo, Wilton; Seabra, Alessandra Gotuzo; Schwartzman, José Salomão.
Temas desenvolv ; 16(96): 303-306, jan.-fev. 2009. tab
Artículo Portugués | LILACS | ID: lil-547857
Estudos sobre gênero têm sido realizados no sentido de mostrar diferenças em diversas habilidades, com as verbais, espaciais, memória, rotação mental e empatia. Estudos sobre empatia demonstram que mulheres são mais hábeis quando se trata identificar emoções e pensamentos de outra pessoa, respondendo com emoção apropriada. Este estudo teve por objetivo analisar as respostas de estudantes universitários de ambos os sexos, em duas tarefas que permitem avaliar a capacidade de empatia e comparar as respostas apresentadas por homens e mulheres. Participaram do estudo 79 estudantes (25 homens e 54 mulheres). Foi aplicado o quociente de empatia (QE), escala composta por questões relacionadas a situações em que o sujeito pode ou não reagir com empatia. Foram exibidos dois filmes em que aparecem duas formas geométricas em movimentos que pressupõem interação. Após assistir aos vídeos, os participantes relataram o que viram. Sete por cento das mulheres e 20% dos homens apresentaram QE baixo. A maioria dos participantes de ambos os sexos apresentou QE médio. No grupo feminino 13% apresentaram QE acima da média em comparação a 8% do grupo masculino. Por fim, 4% das mulheres apresentaram QE muito alto. Nenhum participante do sexo masculino apresentou pontuação nesta categoria. Quanto aos vídeos, ambos os sexos atribuíram respostas de humanização e interação em maior número no segundo vídeo. Diferentemente do esperado, homens atribuíram mais características de interação humana do que as mulheres.
Biblioteca responsable: BR1342.1
Selo DaSilva