Your browser doesn't support javascript.
loading
Dose calibrator linearity test: (99m)Tc versus (18)F radioisotopes.
Willegaignon, José; Sapienza, Marcelo Tatit; Coura-Filho, George Barberio; Garcez, Alexandre Teles; Alves, Carlos Eduardo Gonzalez Ribeiro; Cardona, Marissa Anabel Rivera; Gutterres, Ricardo Fraga; Buchpiguel, Carlos Alberto.
  • Willegaignon J; PhD, Head Physicist at the Service of Nuclear Medicine of Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), São Paulo, SP, Brazil.
  • Sapienza MT; Private Docent, Professor, Department of Radiology and Oncology, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Coura-Filho GB; MD, Physician Assistant at the Service of Nuclear Medicine of Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), São Paulo, SP, Brazil.
  • Garcez AT; Physicist at the Service of Nuclear Medicine of Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), São Paulo, SP, Brazil.
  • Alves CE; Master, Technologist, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Cardona MA; PhD, Technologist, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Gutterres RF; PhD, Department Head, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Buchpiguel CA; Private Docent, Full Professor, Department of Radiology and Oncology, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
Radiol Bras ; 48(1): 26-32, 2015.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-25798005
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar a viabilidade de substituir o radioisótopo 18F pelo 99mTc no teste de linearidade em medidores de atividade. MATERIAIS E MÉTODOS: O teste foi realizado empregando-se fontes de 99mTc (62 GBq) e 18F (12 GBq), cujas atividades foram mensuradas até valores abaixo de 1 MBq. As razões e desvios entre as atividades experimentais e teóricas foram calculados e comparados. RESULTADOS: Os desvios médios entre as atividades experimentais e teóricas para o 99mTc e 18F foram, respectivamente, 0,56 (± 1,79)% e 0,92 (± 1,19)%. A razão média entre as atividades indicadas pelo equipamento para a fonte de 99mTc quando mensurada no equipamento pré-ajustado para medir o 99mTc e 18F foi 3,42 (± 0,06), e para o 18F este valor foi 3,39 (± 0,05), razões consideradas constantes ao longo de todo o período de medida. CONCLUSÃO: Os resultados do teste utilizando o 99mTc são compatíveis com os adquiridos com o 18F, implicando na possibilidade de utilização de ambos os radioisótopos na realização do teste de linearidade. Esta informação, aliada ao elevado potencial de exposição e custos de aquisição do 18F, sugere que o 99mTc seja empregado na realização do teste de linearidade para clínicas que utilizam 18F, sem prejuízo para o procedimento e garantia da qualidade de um serviço de medicina nuclear.
Palabras clave