Your browser doesn't support javascript.
loading
[The National Health Promotion Policy: an evaluability assessment in a health region in Brazil]. / Política Nacional de Promoção da Saúde: um estudo de avaliabilidade em uma região de saúde no Brasil.
Dias, Maria Socorro de Araújo; Oliveira, Irlanda Pontes de; Silva, Lucilane Maria Sales da; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Forte, Franklin Delano Soares; Silva, Lielma Carla Chagas da.
  • Dias MSA; Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Regional do Cariri. R. Cel. Antonio Luis 1161, Pimenta. 63105-000 Crato CE Brasil. socorroad@gmail.com.
  • Oliveira IP; Coordenadoria Regional de Saúde de Tianguá, Prefeitura Municipal de Ibiapina. Ibiapina CE Brasil.
  • Silva LMSD; Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza CE Brasil.
  • Vasconcelos MIO; Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral CE Brasil.
  • Machado MFAS; Departamento de Saúde, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Regional do Cariri. Crato CE Brasil.
  • Forte FDS; Departamento de Clínica e Odontologia Social, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa PB Brasil.
  • Silva LCCD; Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Sobral CE Brasil.
Cien Saude Colet ; 23(1): 103-114, 2018 Jan.
Article en Pt | MEDLINE | ID: mdl-29267816
RESUMO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) baseia-se no conceito ampliado de saúde e apresenta sua promoção como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo com responsabilidades para os três entes federados. Trata-se de estudo de avaliabilidade com abordagem qualitativa, realizada em uma região de saúde no nordeste brasileiro no ano de 2013. Participaram do estudo 18 informantes-chave envolvidos diretamente com a execução da PNPS, sendo que oito são secretários municipais de saúde, seis são coordenadores da atenção básica, dois coordenadores da vigilância epidemiológica, um coordenador regional geral e um coordenador regional da atenção básica. Foram utilizadas para a coleta de informações a entrevista semiestrutrurada e os documentos legais da política no período de 2006 a 2012. A construção do modelo lógico permitiu refletir sobre as possíveis influências do contexto sobre a implementação da PNPS. Os resultados demonstraram que a PNPS ainda não está suficientemente implantada na região de saúde e sinalizaram para a necessidade de incorporação de instrumentos de monitoramento e avaliação específicos para esta política.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Atención Primaria de Salud / Política de Salud / Promoción de la Salud / Programas Nacionales de Salud Tipo de estudio: Prognostic_studies / Qualitative_research Límite: Humans País como asunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Año: 2018 Tipo del documento: Article

Texto completo: 1 Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Atención Primaria de Salud / Política de Salud / Promoción de la Salud / Programas Nacionales de Salud Tipo de estudio: Prognostic_studies / Qualitative_research Límite: Humans País como asunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Año: 2018 Tipo del documento: Article