Your browser doesn't support javascript.
loading
[The Sustainable Development Goals and Technological CapacityOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a capacidade tecnológica]. / Los Objetivos de Desarrollo Sostenible y las capacidades tecnológicas.
Mayer-Foulkes, David; Serván-Mori, Edson; Nigenda, Gustavo.
  • Mayer-Foulkes D; Centro de Investigación y Docencia Económicas México Centro de Investigación y Docencia Económicas, México.
  • Serván-Mori E; Centro de Investigación en Sistemas de Salud. Instituto Nacional de Salud Pública México Centro de Investigación en Sistemas de Salud. Instituto Nacional de Salud Pública, México.
  • Nigenda G; Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia de México. Universidad Nacional Autónoma de México México Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia de México. Universidad Nacional Autónoma de México, México.
Rev Panam Salud Publica ; 44: e141, 2020.
Article en Es | MEDLINE | ID: mdl-33337444
RESUMO
Para alcançar os objetivos de desenvolvimento e saúde sustentáveis, é fundamental aumentar a capacidade tecnológica das populações mais desfavorecidas. Com a entrada do século XXI, há tecnologias necessárias para isso. O déficit em capacidade tecnológica decorre de um gradiente tecnológico entre a produção em pequena e larga escala pela falta de incentivos à inovação e difusão em empresas e comunidades pequenas. Nestas esferas, a evolução tecnológica, que é o eixo do desenvolvimento, é um bem público que não é provido de forma eficiente pela economia de mercado. Políticas públicas de inovação e difusão tecnológicas são necessárias. Diminuir o gradiente tecnológico constitui, portanto, a base da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Agenda das Nações Unidas e da Agenda de Saúde Sustentável para as Américas 2018-2030 da Organização Pan-Americana da Saúde. Requer também o desenvolvimento dos sistemas de saúde que servem como mecanismos de redistribuição para romper com as armadilhas da pobreza. Ademais, a experiência adquirida nesses sistemas é indispensável para instituir políticas de aumento da capacidade tecnológica que diminuam a pobreza, melhorem os determinantes sociais da saúde e, assim, reduzam a dimensão da armadilha do desenvolvimento humano.
Palabras clave