Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a sistematização da assistência de enfermagem / The nursing professionals' knowledge with regards to the nursing care systematization / Conocimiento de los profesionales de enfermería sobre la sistematización de la asistencia de enfermería

Mola, Rachel; Dias, Megliane Lopes; Costa, Josely de França; Fernandes, Flávia Emília Cavalcante Valença; Lira, Gerlene Grudka.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 11(4): 887-893, jul.-set. 2019. tab
Artigo Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1005652

Objetivo:

Avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

Métodos:

Pesquisa exploratória, quantitativa, descritiva e analítica, realizada com 105 profissionais de enfermagem assistenciais em Hospital Universitário no período de janeiro a maio de 2017. Foi aplicado questionário semiestruturado cujos dados foram apresentados por estatística descritiva e analítica adotando-se 5% de significância e 95% de confiança. Foram utilizados os testes de Mann-Whitney, Exato de Fisher e Qui-quadrado de Person para associação bivariada. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 57875216.2.0000.5207.

Resultados:

Amostra constituída de 74,3% Técnicos de Enfermagem e 25,7% Enfermeiros, prevalência do sexo feminino, solteiros, que não realizaram aperfeiçoamento sobre SAE.

Conclusão:

Existem lacunas no conhecimento sobre SAE, sendo necessário aprimorar o ensino nas instituições de formação técnica e superior e estimular a qualificação profissional e treinamento da equipe para utilização dos instrumentos relacionados ao Processo de enfermagem
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva