Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudos de Microcusteio aplicados a avaliações econômicas em saúde: uma proposta metodológica para o Brasil / Microcosting methods applied to health economic assessment: a Brazilian methods guideline

Etges, Ana Paula Beck da Silva; Schlatter, Rosane Paixão; Neyeloff, Jeruza Lavanholi; Araújo, Denizar Vianna; Bahia, Luciana; Cruz, Luciane; Godoy, Márcia Regina; Bittencourt, Otávio Neves da Silva; Rosa, Prisciane Raupp da; Polanczyk, Carisi Anne.
J. bras. econ. saúde (Impr.) ; 11(1): 87-95, Abril/2019.
Artigo Português | ECOS, LILACS | ID: biblio-1005738

Objetivo:

No cenário da avaliação de tecnologias em saúde (ATS), as estimativas de custos são um fator crítico no desenvolvimento das avaliações econômicas completas, especialmente pelo uso de diferentes metodologias de custeio. A fim de contribuir com a acurácia dos dados de custos usados nessas análises, este artigo sugere recomendações para apuração de custos em saúde no Brasil.

Métodos:

Reuniram-se pesquisadores de ATS de diferentes expertises e centros de pesquisa do Brasil, e ao longo de dois anos foram conduzidas revisões da literatura nacional e internacional e discussões sobre as formas de abordar a temática. Três simpósios foram realizados reunindo os pesquisadores com o propósito de alcançar o consenso entre os autores sobre as melhores recomendações para a realização de estudos de Microcusteio.

Resultados:

Consolidou-se em forma de uma recomendação este artigo que representa uma versão compacta da diretriz completa a ser publicada pela Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde. A metodologia de Microcusteio é considerada como padrão-ouro para a identificação dos custos em saúde. Os métodos de definição do estudo, coleta e análise de dados apresentados são descritos de modo a permitir uma valoração dos custos validada e homogênea, principalmente para o uso dessa informação em avaliações econômicas de saúde.

Conclusão:

Essa recomendação tem o propósito de aumentar a acurácia das estimativas dos custos de saúde no nosso meio e homogeneizar a comunicação entre estudos conduzidos por diferentes grupos de pesquisa. Por fim, é esperado que a utilização dessas recomendações contribua para que as decisões baseadas em dados econômicos sejam mais acuradas e equânimes quando da incorporação de tecnologias no país.
Biblioteca responsável: BR600
Localização: BR600
Selo DaSilva