Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento dos médicos e enfermeiros sobre o pré-natal odontológico em um Município da região carbonífera de Santa Catarina / Knowledge of physicians and nurses on dental prenatal in a municipality of the carboniferous region in Santa Catarina

Maragno, Jéssica Marcon; Montini, Angélica; Rodrigues, Andrigo; Tessmann, Mágada; Sonego, Fernanda Guglielmi Faustini.
Artigo Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1009746

Introdução:

A assistência odontológica se mostra muito eficaz durante o acompanhamento pré-natal, desmistificando situações e levando informações à gestante primordiais para o andamento da sua gestação de forma saudável. Para tal, é essencial o conhecimento técnico-científico dos profissionais envolvidos durante esse período.

Métodos:

Foi realizada uma pesquisa censitária com os médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde de um município da região carbonífera de Santa Catarina, por meio da aplicação de um roteiro de entrevista com questões abertas e fechadas de acordo com a disponibilidade dos profissionais, sendo que cada local foi visitado ao máximo duas vezes. As entrevistas foram gravadas e transcritas a fim de manter fidedignas as respostas avaliadas.

Resultados:

Demonstrou-se que, apesar dos trabalhos da atualidade, o atendimento odontológico curativo ainda é prevalente, onde as gestantes, apesar de informadas sobre a importância de uma consulta de rotina por 71,40% dos profissionais, ainda se mantem fieis aos mitos que podem ser prejudiciais ao período em que se encontram. Ademais, os profissionais envolvidos necessitam avaliar a importância de requalificar seus conhecimentos, para que possam melhor assisti-las, pois há relação significativa de 100% entre os mitos sobre o uso de anestésico sem vasoconstritores e profissionais de maior faixa etária.

Conclusão:

Verificou-se falta de conhecimento e uma prevalência de mitos envolvendo a gestante e a consulta odontológica, por parte dos médicos e enfermeiros.
Biblioteca responsável: BR97.1
Selo DaSilva