Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detecção da isquemia miocárdica em coronariopatas graves pelo pulso de oxigênio / Detection of myocardial ischemia in severe coronary heart disease by oxygen pulse

Puccinelli, Paulo; Fuchs, Angela Rubia; Murara, Pedro; Wohnrath, Fabricio; Pelaquim, Renato; Leite, Renata Pimentel; Morais, Flavia Bernardes; Buchler, Rica; Mastrocolla, Luiz; Meneghelo, Romeu.
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 29(Suppl. 2b): 157-157, Jun. 2019.
Artigo Português | SES-SP, SES SP - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, SES-SP | ID: biblio-1009795

INTRODUÇÃO:

Trabalhos científicos recentes têm apresentado a variável Pulso de Oxigênio (PO2) como uma excelente ferramenta para detecção precoce de isquemia miocárdica (IM)1,2,3,4. Enquanto o Teste Ergométrico (TE) apresenta sensibilidade de 46% e especificidade de 66% para IM, a literatura mostra PO2 com sensibilidade de 87% e a variável Pulso/Carga com sensibilidade de 74% para IM em pacientes com isquemia grave.

OBJETIVO:

Verificar se na população estudada a adição da variável PO2 acrescentaria informações ao diagnóstico de IM.

MÉTODOS:

Critérios de inclusão pacientes de ambos os sexos, lesão obstrutiva maior que 70% comprovada, isquemia ao esforço em cintilografia, medicação otimizada para insuficiência coronária obstrutiva. Os critérios de exclusão idade maior que 75 anos, presença de alteração no eletrocardiograma que impossibilite a interpretação do teste ergométrico, impossibilidade de ser submetido a estresse físico ou participar do programa de reabilitação cardíaca. Pacientes foram submetidos ao teste cardiopulmonar máximo (TCPM) com injeção da MIBI-99mTc e detecção do PO2 seguido de cintilografia de esforço e repouso (1º TESTE). Após 3 dias foi realizado novo TCPM para determinar a prescrição de exercício no limiar anaeróbio (2º TESTE). Após 4 dias novo teste cardiopulmonar no exercício prescrito (limiar anaeróbico) com injeção da MIBI-99mTc e detecção do PO2 seguido da segunda cintilografia (3º TESTE).

RESULTADOS:

A amostra contou com 39 pacientes (35 homens e 4 mulheres) com idade média de 59,77 ± 1,22 anos. (AU)
Biblioteca responsável: BR79.1
Localização: BR79.1
Selo DaSilva