Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ocorrência de diarreias associadas as Escherichia coli diarreiogênicas

Aguiar, Morgana Lima.
São Paulo; s.n; 2019. 33 p. graf, tab.
Tese Português | SES-SP, SES SP - Instituto Adolfo Lutz, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto Adolfo Lutz, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1010032

INTRODUÇÃO:

Escherichia coli encontra-se largamente disseminada na natureza e possui, como habitat principal, o trato intestinal humano e animal. E. coli diarreiogênicas causam infecção intestinal em homens e animais.

OBJETIVOS:

Descrever a ocorrência de casos de diarreias associadas as E. coli diarreiogênicas no estado de São Paulo e em países das Américas. MATERIAL E

MÉTODOS:

Estudo de revisão narrativa elaborada com base em artigos científicos, livros, manuais, dissertações de mestrado, teses de doutorado, monografias e portais eletrônicos.

RESULTADOS:

No referido trabalho foi observado que as regiões com maior e menor número de surtos de doenças transmitidas por alimentos-DTA foram respectivamente sudeste e norte. E. coli foi o segundo agente etiológico mais identificado nos surtos de DTA no Brasil. No que diz respeito aos surtos ocasionados por E. coli associada a outros patógenos, no estado de São Paulo no período de 2006 a 2016 foram isolados os sorogrupos O119, O157 e O128. Nesse período E. coli enteropatogênica (EPEC) foi o patotipo mais identificado e não houve identificação do patotipo E. coli aderente difusa (DAEC). Com relação aos casos ocasionados exclusivamente por E. coli, no ano 2006 106 casos foram provocados pelo sorogrupo O128. Novamente o patotipo mais identificado foi EPEC e não houve identificação do patotipo DAEC. No período em questão ocorreram três óbitos ocasionados por E. coli. No ano 2011 ocorreu o maior número de surtos ocasionados exclusivamente por E. coli e também por E. coli associada a outros patógenos. No estado de São Paulo a faixa etária mais acometida com diarreia por este patógeno foi de a 1 a 4 anos com aumento da incidência nas faixas etárias de 5 a 19 anos e 20 a 49 anos. Nos Estados Unidos no período de 2009 a 2015 a segunda etiologia mais comum de diarreia foi E. coli produtora da toxina Shiga (STEC), que foi também uma das causas mais comuns de hospitalizações e mortes relatadas entre pessoas em surtos...(AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR91.2; WA20, A282o
Selo DaSilva