Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Política de Formação Profissional e trabalho decente: ferramentas de erradicação do trabalho infantil? / Educational and Training Policy and decent work: tools to eradicate child labor? / Política de Formación Profesional y trabajo decente: ¿Herramientas de erradicación del trabajo infantil?

Pessoa, Manuella Castelo Branco; Alberto, Maria de Fatima Pereira; Melo, Cinthya Rebecca Santos; Pernambuco, Jéssica Martins.
Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003) ; 71(2): 150-162, mai.-ago 2019.
Artigo Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1015022
Este artigo objetiva analisar a Política de Formação Profissional (PFP) e sua contribuição para a erradicação do trabalho infantil, a partir da perspectiva dos jovens que dela participam. A amostra desse estudo foi composta por 187 jovens que se encontravam inseridos na PFP. Foi utilizado um questionário e duas escalas de avaliação, analisadas através do software SPSS. Os dados revelaram que aqueles que acessaram a Política são em sua maioria do sexo feminino, consideram-se pardos e têm renda familiar baixa, sendo, por vezes, os principais provedores da família. Cerca de 92% desses jovens enxergam o programa como uma ferramenta de combate ao trabalho infantil, por ofertar trabalho legalizado e a garantia dos direitos trabalhistas aos jovens que dele participam. Contudo, foi possível perceber uma herança da política assistencialista na forma de ocupar e disciplinar o jovem, o que torna a PFP uma alternativa limitada de promover mudança social eficaz
Biblioteca responsável: BR1194.1
Selo DaSilva