Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

In situ histopathological and immunohistochemical characterization of rabies in the brains of naturally infected equines and bovines / Caracterização histopatológica e imuno-histoquímica In situ do vírus da raiva em cérebros de equinos e bovinos naturalmente infectados

Achkar, Samira Maria; Fernandes, Elaine Raniero; Guedes, Fernanda; Mori, Enio; Macedo, Carla Isabel; Duarte, Maria Irma e Seixas.
Archives ; 41: 101419, set. 2019.
Artigo Inglês | SES-SP, SES SP - Instituto Pasteur, SES-SP | ID: biblio-1021629
O presente estudo buscou caracterizar os fenômenos envolvidos na histopatologia da raiva e avaliar a presença e quantidade de antígeno viral in situ nas diferentes regiões cerebrais de equinos e bovinos naturalmente infectados. O exame histopatológico demonstrou várias mudanças devido à inflamação, sendo mais frequentemente infectadas as células neuronais. A degeneração neuronal foi observada em 100% dos casos, além de uma infiltração linfocitária difusa e gliose, caracterizada por vasculite e perivasculite. A presença de corpúsculos de Negri foi observada na maioria dos casos de maneira discreta, e os fragmentos com maior concentração de antígeno, por ambos os testes empregadas foram o cerebelo e o tronco encefálico. O teste de Imuno-histoquímica (IHC) demonstrou maior sensibilidade quando aplicada em amostras de bovinos. Nossos resultados demostraram que em 37,5% do número total de fragmentos analisados, inclusões virais não foram observadas, no entanto, havia processo inflamatório. Em relação à espécie, os fragmentos de bovinos demonstraram um ligeiro aumento quando examinado sob este aspecto. Esses achados destacam a importância de submeter amostras de animais suspeitos para diagnóstico laboratorial, mesmo quando não houver nenhum achado histopatológico anormal.Palavras-chave raiva, equinos, bovinos, imuno-histoquímica, IFD, alterações histopatológicas. (AU)
Biblioteca responsável: BR84.1
Localização: BR84.1
Selo DaSilva