Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O burnout em profissionais de enfermagem que atuam em um complexo psiquiátrico / The burnout in nursing professionals who work in a psychiatric complex / Burnout en profesionales de enfermería que trabajan en un complejo psiquiátrico

Medeiros, Ana Rebeca Soares de; Evangelista, Carla Braz; Cruz, Ronny Anderson de Oliveira; Amorim, Ericka Holmes; Souza, José Madson Medeiros.
Rev. enferm. UFSM ; 9: [16], jul. 15, 2019.
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1024459

Objetivo:

investigar o burnout em profissionais de enfermagem que atuam em um Complexo Psiquiátrico.

Método:

pesquisa exploratória, quantitativa, realizada com 42 profissionais de enfermagem. Para a coleta, utilizou-se um instrumento constando de dados sociodemográficos e profissionais, e o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ­ CESQT.

Resultados:

quando considerado o percentil, 17 (40,5%) profissionais de enfermagem encontravam-se com níveis muito baixos sugestivos de burnout. O tempo de trabalho na instituição teve associação com o desgaste psíquico (p= 0,03).

Conclusão:

em média, os entrevistados não apresentaram valores sugestivos do burnout, porém o tempo de atuação esteve associado às dimensões do agravo. Ressalta-se que medidas de prevenção devem ser realizadas para eliminar ou reduzir as possíveis chances de surgimento do agravo.
Biblioteca responsável: BR568.1
Selo DaSilva