Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Esterase activity in homogenates of Helicoverpa armigera (Hubner) (Lepidoptera: noctuidae) exposed to different insecticides and the behavioral effect / Atividade esterase em homogenatos de helicoverpa armigera (hubner) (lepidoptera: noctuidae) expostos a diferentes inseticidas e o efeito comportamental

Carneiro, Eliane; Silva, Luciana Barboza; Paiva, Patrícia; Napoleão, Thiago Henrique; Carvalho, Gabriel dos Santos; Lopes, Gleidyane Novais; Pavan, Bruno Ettore.
Biosci. j. (Online) ; 35(1): 166-176, jan./fev. 2019. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1048570
A toxicidade de alguns inseticidas a Helicoverpa armigera foi estudada através de efeitos subletais, avaliando a atividade enzimática da esterase e a resposta comportamental. A formulação comercial dos inseticidas selecionados foram clorpirifos, espinosad, indoxacarb, clorantraniliprole, lambda-cialotrina eBacillus thuringiensis utilizados pelos agricultores para controle de H. armigera. Para determinar a atividade da esterase, as larvas foram alimentadas com discos de folha de soja mergulhados em solução de inseticida usando a concentração letal (CL50). Para os testes de características comportamentais, papel filtro foi imerso em três concentrações de inseticidas (CL50, CL95 e dose recomendada), posteriormente o comportamento das larvas foi observado em Videomex-One. Os resultados para a atividade enzimática mostraram aumento da atividade daesterase, com variação ao longo dos tratamentos e do tempo de exposição dos insetos aos inseticidas. Com exceção do spinosad, outros inseticidas mostraram um aumento na atividade EST-α, 6 e 24 horas após o contato das lagartas com inseticida. Diferentes padrões comportamentais de caminhada (distância percorrida, velocidade de caminhada e tempo de repouso) para H. armigera exposto a diferentes classes de inseticidas. H. armigera exposta aos inseticidas clorpirifos, lambda-cialotrina e B. thuringiensis mostraram maior atividade da esterase. Em relação ao comportamento ambulante, os resultados confirmam a atividade enzimática, onde H. armigera teve alteração comportamental após exposição ao inseticida.
Biblioteca responsável: BR396.1
Selo DaSilva