Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil dos casos de sífilis congênita em um município do sul de Mato Grosso / Profile of the cases of syphilis in a municipality the south of Mato Grosso / Perfil de los casos de sífilis en un municipio del sur de Mato Grosso

Silva, Liliam Carla Vieira Gimenes; Teodoro, Cássia de Jesus; Silva, Jeyce Kelly; Santos, Débora Aparecida da Silva; Olinda, Ricardo Alves.
J. Health NPEPS; 2(2): 380-390, Julho-Dezembro. 2017.
Artigo Português | Coleciona SUS (Brasil), LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1053088

Objetivo:

avaliar o perfil epidemiológico de sífilis congênita em um município do sul de Mato Grosso.

Método:

estudo transversal com abordagem quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada entre abril e junho de 2017 por meio do Sistema de Informações e Agravos de Notificações e do Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde. Foram realizadas análises descritivas dos dados a partir da apuração de frequências simples absolutas e percentuais para as variáveis categóricas e organização dos resultados em tabelas.

Resultados:

foram notificados 153 casos de sífilis congênita, sendo as características maternas com maior predomínio da faixa etária de 16 a 20 anos, cor parda, escolaridade de 5ª a 8ª séries incompletas, sendo donas de casa. A maioria das gestantes realizaram o pré-natal, com tratamento inadequado. O perfil das crianças com sífilis predominou a faixa etária menores de um ano em 100% dos casos, 51% sexo feminino e 54% cor parda.

Conclusão:

desta forma, há necessidade de atualização dos profissionais para o preenchimento correto da ficha de notificação dos casos e para condutas relacionadas ao manejo do tratamento adequado.
Biblioteca responsável: BR1972.9
Selo DaSilva