Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da dislipidemia em adultos vivendo com HIV / Analysis of dyslipidemia in people living with HIV / Análisis de la dislipidemia en adultos que viven con VIH

Melo, Elizabete Santos; Costa, Christefany Régia Braz; Foresto, Jaqueline Scaramuza; Antonini, Marcela; Pontes, Priscila Silva; Reis, Renata Karina.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 10(2): e776, mayo-ago. 2019. tab, graf
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1059204
Resumo Introdução No contexto das pessoas que vivem com HIV (PVHIV), a dislipidemia é uma temática que tem sido amplamente discutida, tanto pela sua origem multifatorial e suas implicações cardiovasculares, quanto pelas possíveis estratégias de prevenção. Assim, esse estudo objetiva avaliar a presença da dislipidemia em pessoas vivendo com o HIV e sua associação com aspectos sociodemográficos, comportamentais e clínicos. Materiais e Métodos Estudo analítico, transversal realizado no período de 2014 a 2016. Os dados foram coletados por entrevistas utilizando questionário e consulta aos prontuários. Para a análise de associação utilizou-se os testes Qui-Quadrado e Exato de Fisher, e estatística Kappa para análise de concordância, com nível de significância de p<0,05. Resultados Participaram do estudo 340 pessoas, dos quais 59,1%, apresentaram valores desejáveis para o colesterol total, 55,9% do HDL e 56,8% de triglicérides. As variáveis associadas a dislipidemia foram o colesterol total alterado e a idade a partir de 40 anos (p=0,02); o HDL-c desejável e o sexo feminino (p=0,007); alteração dos triglicérides e o tempo de diagnóstico maior que dez anos (p=0,008); e o HDL-c desejável e carga viral indetectável (p=0,04). Discussão Ainda que a dislipidemia seja uma problemática no contexto do HIV, os valores desejáveis foram mais prevalentes, o que reflete sobre o efeito catalisador da atividade inflamatória, causada pelo HIV, sobre as alterações lipídicas. Conclusões A dislipidemia nas PVHIV apresentou-se, em sua maioria, valores desejáveis para o colesterol total, colesterol HDL e triglicérides; e houve associação entre os lipídeos e aspectos sociodemográficos e clínicos relacionados ao HIV.
Biblioteca responsável: CO646.1
Selo DaSilva