Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação ecocardiográfica da função do átrio esquerdo como marcadora de eventos em pacientes com insuficiência cardíaca / Correlation between the left atrial strain by two-dimensional speckle tracking and the clinical outcomes in patients with heart failure

Sousa, Francisco Thiago Tomaz de.
São Paulo; s.n; 2017. 100 p. ilus, tab.
Tese Português | SES-SP, SES-SP, SES SP - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, SES-SP | ID: biblio-1085860

Introdução:

O strain do átrio esquerdo (AE) permite uma análise quantitativa da função do AE. A relevância clínica desta medida é dependente da informação incremental à análise da função do ventrículo esquerdo (VE), particularmente importante em indivíduos portadores de insuficiência cardíaca (IC). O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto prognóstico da disfunção atrial em pacientes com IC.

Método:

Ecocardiograma foi realizado em 217 pacientes em ritmo sinusal com IC e fração de ejeção (FE) do VE<40%. A análise do strain do AE foi avaliada por meio do speckle tracking, usando o QRS como referência. O seguimento foi realizado prospectivamente para avaliar a ocorrência de morte e transplante cardíaco (desfecho primário), além de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular encefálico (AVE) e internação por IC. A associação do strain de reservatório, de conduto e de contração ativa com os desfechos foram avaliados por meio de análise univariada e multivariada de regressão de Cox.

Resultados:

Pacientes apresentaram idade média de 58±12 anos, sendo 62% homens e FE média de 29%±6...
Biblioteca responsável: BR79.1
Localização: BR79.1; TWG370, So85a
Selo DaSilva