Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologia educativa sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco / Educational technology on home care with low-risk newborns / Tecnología educativa para el cuidado del hogar con recién nacidos de bajo riesgo

Santos, Andressa Silva Torres dos; W-9511-2019Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Ledo, Beatriz Cabral; D-5653-2019Silva, Liliane Faria da; Bastos, Mayara Pacheco da Conceição; Silva, Maria da Anunciação.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e44488, jan.-dez. 2020.
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1096023

Objetivo:

identificar dúvidas de puérperas e familiares sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco e analisar a roda de conversa, mediada por simulador realístico de baixa fidelidade, como uma tecnologia educativa para o preparo de famílias no processo de alta da maternidade.

Método:

pesquisa qualitativa, incluindo dezenove familiares de recém-nascidos de baixo risco em um hospital municipal de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, de maio a outubro de 2018, por entrevista semiestruturada. Dados submetidos à Análise Temática.

Resultados:

as dúvidas dos familiares versaram sobre cuidados com higiene, alimentação, ambiente, afeto, saúde, sono e doenças. A roda de conversa com simulador de baixa fidelidade foi considerada uma estratégia positiva para mediar o aprendizado.

Conclusão:

a tecnologia educativa revelou-se útil na instrumentalização de famílias no processo de alta da maternidade, visto que o cuidador fortalece suas potencialidades, retira dúvidas e troca informações e experiências no grupo.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva