Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Leadership and job satisfaction in the Mobile Emergency Care Service context / Liderança e satisfação no trabalho no contexto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência / Liderazgo y satisfacción laboral en el contexto del Servicio Móvil de Atención de Emergencia

Moura, André Almeida de; Bernardes, Andrea; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Dessotte, Carina Aparecida Marosti; Gabriel, Carmen Silvia; Zanetti, Ariane Cristina Barboza.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3260, 2020. tab
Artigo Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1101743

Objetivo:

avaliar a correlação entre a prática de Liderança Coaching exercida pelos coordenadores de enfermagem e a satisfação no trabalho, na autopercepção dos coordenadores e na percepção dos técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências.

Método:

estudo descritivo, correlacional, que utilizou o Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança para mensurar a autopercepção da liderança dos onze coordenadores de enfermagem e o Questionário de Percepção do Técnico/Auxiliar de Enfermagem no Exercício da Liderança para verificar a percepção dos 155 técnicos. Já o Job Satisfaction Survey avaliou a satisfação no trabalho de ambas as categorias. Foram determinadas as correlações entre os domínios dos instrumentos por intermédio do teste de Spearman (p<0,05), sendo analisado o seu poder de associação.

Resultados:

o exercício da Liderança Coaching correlacionou-se com a satisfação no trabalho (p-valor=0,001), tanto na autopercepção dos coordenadores de enfermagem, com alta correlação (coeficiente de Spearman - 0,835), quanto na percepção dos técnicos de enfermagem, com moderada associação, (coeficiente de Spearman - 0,678).

Conclusão:

a Liderança Coaching apresentou correlação positiva com a satisfação no trabalho, marcada pela confiança mútua, interação contínua entre líder (enfermeiro) e liderados (técnicos de enfermagem) e a busca do desenvolvimento profissional e pessoal.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva