Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educational and care-related dialogical pathway on active aging with family health strategy professionals / Itinerario educativo y diálogico relacionado con la atención con respecto al envejecimiento activo con profesionales de la estrategia de salud de la familia / Percurso cuidativo-educativo dialógico sobre envelhecimento ativo com profissionais da estratégia saúde da família

Labegalini, Célia Maria Gomes; Nogueira, Iara Sescon; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Jaques, André Estevam; Carreira, Lígia; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180235, Jan.-Dec. 2020. tab
Artigo Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1101982
RESUMO

Objetivo:

desvelar saberes e práticas sobre envelhecimento ativo a partir da proposta educativo-cuidativo dialógica com profissionais da Estratégia Saúde da Família.

Método:

pesquisa convergente assistencial desenvolvida com profissionais da Estratégia Saúde da Família, em um município do Norte Central do Paraná-Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 14 profissionais com duração média de 12 minutos seguida de Círculo de Cultura com quatro profissionais e duração de 59 minutos, seguindo as etapas educativas do mesmo, a saber investigação, tematização e desvelamento. As premissas da dialogicidade de Freire foram utilizadas como referencial teórico.

Resultados:

os dados demostram que os profissionais têm concepções diversas sobre o envelhecer; distintas formas de conceituar o envelhecimento ativo e escassez de sistematização para o cuidado ao idoso robusto. Esses achados foram a base para o delineamento educativo dialógico que permitiu transformar e construir novos saberes sobre a temática.

Conclusão:

o percurso cuidativo-educativo dialógico permitiu a definição coletiva sobre envelhecimento e a compreensão sobre o envelhecer ativo, possibilitando assim, avançar para a promoção do cuidado integral ao idoso. A abordagem de pesquisa convergente assistencial apresenta-se como eficaz para estudos de cunho educativo dialógico pela inserção no contexto de estudo e construção coletiva pautada na realidade.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva