Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Analysis of monitored cases of acquired syphilis in Porto Alegre, Rio Grande do Sul / Análise de casos monitorados de sífilis adquirida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Lermen, Gustavo Haas; Acosta, Lisiane Morelia Weide; Santos, Fabiana Ferreira dos; Oliveira, Juanita Natasha Garcia de.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 31(2): 45-49, jun. 30, 2019.
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1118617

Introdução:

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível de caráter sistêmico, curável, e exclusiva do ser humano. O Brasil vive um período de crescimento dos casos de sífilis nos últimos anos. Porto Alegre possui um coeficiente de incidência de sífilis adquirida quatro vezes maior que o nacional.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico dos casos monitorados para sífilis adquirida, por meio de testes rápidos, no município de Porto Alegre/RS, no primeiro semestre de 2018.

Métodos:

O delineamento é epidemiológico observacional analítico transversal, sendo todos os casos inseridos na planilha de monitoramento da SA de Porto Alegre no primeiro semestre de 2018, que totalizou 1.453 usuários. Análises descritivas foram realizadas com frequência absoluta e relativa para caracterizar o perfil. Foi utilizado o teste de χ2 em análise bivariada para verificar a associação das variáveis sociodemográficas com o desfecho do tratamento adequado, com nível de significância de 95%.

Resultados:

O perfil encontrado foi predominância do sexo masculino, brancos, na faixa etária de 20 a 29, ensino fundamental incompleto e não estar em situação de rua. Houve associação na análise bivariada entre os desfechos do tratamento adequado e as variáveis escolaridade, sexo, faixa etária e situação de rua.

Conclusão:

Ações que buscam estruturar e organizar os processos relativos ao monitoramento da SA são importantes, especialmente por haver associação de variáveis sociodemográficas que indicam vulnerabilidade social com o desfecho de tratamento adequado da sífilis.
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva