Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Breastfeeding self-efficacy in adult women and its relationship with exclusive maternal breastfeeding / Autoeficácia na amamentação em mulheres adultas e sua relação com o aleitamento materno exclusivo / Autoeficacia en el amamantamiento en mujeres adultas: relación con la lactancia materna exclusiva

Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Guimarães, Carolina Maria de Sá; Melo, Luciana Camargo de Oliveira; Bonelli, Marina Cortez Pereira.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3364, 2020. tab, graf
Artigo Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1126952

Objetivo:

analisar a relação entre a autoeficácia materna para amamentar e as variáveis sociodemográficas, obstétricas e neonatais; a duração do aleitamento materno exclusivo e as variáveis sociodemográficas, e a autoeficácia para amamentar e a duração do aleitamento materno exclusivo nos intervalos de 30, 60 e 180 dias pós-parto.

Método:

estudo longitudinal e prospectivo realizado com 224 mulheres. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form e um questionário sobre amamentação e alimentação da criança. Para análise utilizou-se o Teste Exato de Fisher e o Coeficiente de Correlação de Pearson.

Resultados:

identificou-se que não houve associação entre a autoeficácia para amamentar e a duração do aleitamento materno exclusivo em 30, 60 e 180 dias. A autoeficácia apresentou associação com o tipo de parto e intercorrência no pós-parto. Também se encontrou associação entre a religião e o aleitamento materno exclusivo com 30 e 60 dias pós-parto, e auxílio aos cuidados com o bebê e o aleitamento materno exclusivo em 60 dias.

Conclusão:

identificou-se que o tipo de parto, intercorrência no pós-parto, religião e auxílio aos cuidados com o bebê corroboram para incrementar a confiança materna na capacidade para amamentação.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva