Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Scientific production in online journals about the new Coronavirus (Covid-19): bibliometric research / Producción científica en revistas online sobre el nuevo Coronavirus (Covid-19): investigación bibliométrica / Produção científica em periódicos online sobre o novo Coronavírus (Covid-19): pesquisa bibliométrica

Costa, Isabelle Cristinne Pinto; Sampaio, Rômulo Severo; Souza, Fernando André Costa de; Dias, Thainá Karoline Costa; Costa, Brunna Hellen Saraiva; Chaves, Erika de Cássia Lopes.
Texto & contexto enferm ; 29: e20200235, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1127491
RESUMO

Objetivo:

descrever os indicadores bibliométricos da produção científica disponível em periódicos online que abordam a Covid-19.

Método:

estudo bibliométrico com utilização da Lei de Bradford, de mapas de redes e estatística textual realizado com publicações disponibilizadas em bases de dados, no período de janeiro a março de 2020.

Resultados:

a amostra foi composta por 110 artigos científicos. Os autores principais dos estudos tinham vinculações com 83 instituições distribuídas em 30 países, apresentando prioritariamente a formação em medicina. China foi o país que mais publicou, fornecendo grande número de dados de pesquisa. Pacientes infectados pela Covid-19 e a população em geral compuseram as populações dos estudos e o ambiente hospitalar foi o local de desenvolvimento da maior parte das pesquisas. O periódico com maior quantitativo de publicações possui alta influência científica entre as revistas acadêmicas. Por meio da análise dos termos, observou-se a predominância de temáticas acerca da Covid-19.

Conclusão:

os indicadores bibliométricos indicam direcionamentos e lacunas existentes sobre a produção científica da Covid-19, os quais auxiliarão no desenvolvimento de pesquisas futuras, sobretudo no âmbito nacional.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva