Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização de ferramenta estratégica no controle de estoque em unidades de alimentação e nutrição / Use of strategic tools in stock control in food and nutrition units / Uso de herramientasestratégicas en el control de stock en alimentos y unidades de nutrición

Araújo, Andressa Giselle Gomes de; Silva, Franciane Pereira da; Anjos, Antônia Isabelly Monteiro dos; Azevêdo, Letícia Karin Dantas de; Bezerra, Mariana Silva.
Rev. Ciênc. Plur ; 6(3): 74-92, 2020. ilus, tab, graf
Artigo Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1128080

Introdução:

Há diferentes ferramentas para gerenciamentode estoque e ter um bom controle garantirá melhor resultado financeiro e qualidade dos produtos armazenados em um estabelecimento. Como por exemplo o sistema de custeio ABCqueé um método eficaz e de baixo custo.

Objetivo:

Elaborar e analisar a curva ABCde duas Unidades de Alimentação e Nutrição de um órgão federaldo Rio Grande do Norte.

Metodologia:

Trata-se deum estudo de caso com delineamento descritivo, recorte transversal e abordagem quantitativa realizadoem dois restaurantes universitários.Para a obtenção dos dados, houve a necessidade da análise dos cardápios semanais planejados para desjejum, almoço e jantar de ambas as entidades. O custo anual de cada gênero alimentício consumido nos restaurantes foiorganizado em planilha no Microsoft Excel para cálculo do percentual individual e acumulado. Posteriormente foram elaboradas as curvas ABC, de modo que itens com percentual acumulado até 80% foram classificados como A, de 80,01% e 95% como B e de 95,01% a 100%comoC.

Resultados:

Foram identificados 198 gêneros alimentícios presentes no estoque do restaurante 1 e 111 presentes no restaurante 2. Na curva ABC do restaurante 1 foi encontrado na categoria A 79,72% (31 itens); na categoria B 15,18% (49 itens); e na categoria C 5,09% (118 itens). Norestaurante 2 na categoria A 79,73% (36 itens); categoria B 15,21% (36 itens); e categoria C 5,06% (39 itens).

Conclusões:

Devido as instituições serem de portes diferentes, as curvas ABC foram divergentes. Entretanto, alguns alimentos foram comuns, principalmente na categoria A, composta por itens proteicos e de alto custo. Percebeu-se que para um gerenciamento adequado é necessário um controle de custos eficiente, o qual necessita da aplicação de sistemas de análise sobre as informações gerenciais disponibilizadas,como a curva ABC (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva