Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Insegurança alimentar e nutricional no Brasil e sua correlação com indicadores de vulnerabilidade / Food and nutritional insecurity in Brazil and its correlation with vulnerability markers

Bezerra, Mariana Silva; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Ferreira, Maria Angela Fernandes; Vale, Diôgo; Mirabal, Isabelle Ribeiro Barbosa; Lyra, Clélia de Oliveira.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 25(10): 3833-3846, Out. 2020. tab, graf
Artigo Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil), SES-SP | ID: biblio-1133006
Resumo O objetivo do estudo foi analisar a distribuição espaço-temporal da prevalência de IAN nas Unidades de Federação (UF) do Brasil e sua correlação com indicadores de vulnerabilidade. Estudo ecológico, com dados da Pesquisa Nacional Amostra de Domicílios (2004, 2009 e 2013) e do Altas Brasil (2010). Realizou-se análise temporal da distribuição espacial das prevalências de IAN. Na análise espacial bivariada foi utilizado o Índice de Moran. As prevalências de IAN diminuíram nos anos analisados e apresentaram correlação espacial negativa e moderada com o IDH; positiva e moderada com porcentagem de extremamente pobres, mortalidade infantil, índice de vulnerabilidade social, índice de vulnerabilidade social capital humano; positiva e forte com índice de vulnerabilidade social renda e trabalho. Conclui-se que houve diminuição da prevalência de IAN nos anos analisados e que o território brasileiro apresentou dois padrões distintos territórios com maiores prevalências de IAN e piores condições de renda, trabalho e saúde infantil nas regiões Norte e Nordeste; e territórios com menores prevalências de IAN e menor vulnerabilidade nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva