Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

In vitro acaricidal activity of different ectoparasiticide classes against Amblyomma sculptum larvae / Atividade acaricida in vitro de diferentes classes de ectoparasiticidas frente a larvas de Amblyomma sculptum

Departamento de Parasitologia AnimalBorges, Debora Azevedo; Departamento de Ciências FarmacêuticasCid, Yara Peluso; Departamento de Parasitologia AnimalAvelar, Barbara Rauta de; Departamento de Química AnalíticaFerreira, Thais Paes; Departamento de Parasitologia AnimalCampos, Diefrey Ribeiro; Departamento de Parasitologia AnimalSantos, Gabriela Carmelinda Martins dos; Departamento de Parasitologia AnimalAlves, Melina Cardilo Campos; Departamento de Parasitologia AnimalScott, Fabio Barbour.
Rev. bras. parasitol. vet ; 29(3): e003020, 2020. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1138113
Resumo As zoonoses são a maior causa de morbidade de mortalidade no mundo. A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma importante zoonose que ocorre em algumas regiões da América do Sul e pode ser transmitida pelo "carrapato-estrela" Amblyomma sculptum. A aplicação de acaricidas, frente ao estágio larval, é importante como estratégia no controle da população. No entanto, ainda há uma deficiência de estudos para o controle químico de A. sculptum. Devido à necessidade de mais informações sobre o controle de A. sculptum, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a atividade acaricida in vitro de cipermetrina, flumetrina, deltametrina, fipronil, coumafós e clorpirifós frente a larvas de A. sculptum. Os bioensaios foram realizados pelo método Teste de Imersão de Larva. Foi realizada uma análise discriminatória entre as classes antiparasitárias mais utilizadas para controle de carrapatos, possibilitando determinar classes com maior potencial para o controle de larvas de A. sculptum. Os resultados deste trabalho mostraram que as larvas de A. sculptum apresentam maior sensibilidade ao grupo dos piretroides sintéticos, seguido pelos grupos fenilpirazóis, organofosforados e lactonas macrocíclicas. Esses achados poderiam apoiar estudos visando ao controle do carrapato tanto em animais quanto no meio ambiente.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva