Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Judicialization of health: lawsuits for access to medicines in Uruguaiana-RS / Judicialização da saúde: ações de acesso a medicamentos em Uruguaiana-RS

Ziolkowski, Mariana Ilha; Gomes, Graziela Scheuer; Piegas, Eduarda Martini; Parisotto, Alcides José; Bittencourt, Raqueli Altamiranda; Haas, Sandra Elisa.
ABCS health sci ; 46: e021202, 09 fev. 2021. tab
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1147187

INTRODUÇÃO:

No Brasil, o direito à saúde tem previsão constitucional e universal. No entanto, a via judicial tem sido muito usada para acessar bens e serviços de saúde.

OBJETIVO:

Analisar as demandas judiciais de medicamentos movidas por cidadãos de um município brasileiro.

MÉTODOS:

Realizou-se um estudo quantitativo e retrospectivo que avaliou 652 ações judiciais no ano de 2016 em Uruguaiana, estado do Rio Grande do Sul. As informações foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde estadual.

RESULTADOS:

55,5% das demandas estavam relacionados a medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 44,5% não se enquadravam em nenhum dos componentes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Brasil. A maioria dos processos foram movidos por mulheres acima de 60 anos. Em relação à classificação terapêutica, os medicamentos mais solicitados foram para o Sistema Nervoso. A condição patológica mais descrita, segundo o CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) foi Diabetes Mellitus.

CONCLUSÃO:

Tais dados corroboram com a situação encontrada em outras partes do país, demonstrando a necessidade de reorganização da Assistência Farmacêutica para garantir o acesso universal e equitativo aos medicamentos, conforme descrito na Constituição Federal.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1
Selo DaSilva