Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detecção de arboviroses em gestantes na região noroeste do Estado de São Paulo / Detection of arboviroses in pregnant women in the northwest region of the state of São Paulo

Santi, Milena Polotto de; Binhardi, Fernanda Modesto Tolentino; Aguero, Luciana Martins; Pagnoca, Érica Valessa Ramos Gomes; Binhardi, Mirella Fontana Batista; Flores, Maricelia Navarro Pinheiro; Soares, Márcia Maria Costa Nunes.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 25(1): 37-42, jan-abr. 2021.
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-1151406
As infecções ocasionadas pelos vírus da Dengue (DENV), Zika (ZIKV) e Chikungunya (CHIKV) em gestantes são de grande preocupação pelos possíveis danos causados pelos mesmos às mães e fetos. O ZIKV está relacionado à microcefalia e outras anomalias cerebrais graves em neonatos e a infecção por CHIKV em gestantes no período intraparto pode levar à transmissão vertical, com possibilidade de agravamento no quadro do neonato. E, apesar de ainda não haver relatos de ocorrência de malformações congênitas associadas à infecção por DENV em gestantes, as mesmas são consideradas um grupo de risco, pois apresentam maiores chances de evolução para formas graves ou óbito e aumento no risco de partos prematuros decorrente da infecção materna perinatal. Neste estudo, foi realizada uma análise retrospectiva dos resultados envolvendo os vírus DENV, ZIKV e CHIKV para determinar a taxa de positividade destas arboviroses em gestantes no município de São José do Rio Preto-SP, nos anos de 2018 e 2019. Para isso, foram coletados resultados de PCR em tempo real (RT-PCR) para DENV, ZIKV e CHIKV de amostras de soro e urina obtidas de 557 gestantes com histórico de febre, bem como 93 amostras de recém-nascidos (RN). Na análise dos resultados foi verificado que o sorotipo-2 de Dengue (DENV-2) foi detectado em 106/557 correspondendo a 19% das amostras, o sorotipo-1 (DENV-1) foi detectado em apenas uma amostra e o ZIKV foi detectado em duas amostras. CHIKV não foi detectado. Não foi detectado arbovírus nas amostras de RN testadas pela técnica de RT-PCR. Quanto à idade, 40% das gestantes pertenciam à faixa etária de 25 a 32 anos, seguidas pelas faixas de 33 a 40 anos e 17 a 24 anos com percentuais de 31 e 29%, respectivamente. No período, uma gestante que estava na 13ª semana de gestação foi a óbito por DENV-2. Os resultados obtidos evidenciam a importância do diagnóstico precoce das arboviroses neste grupo, viabilizando a assistência adequada às gestantes. Nesse sentido, o monitoramento da circulação simultânea de arboviroses responsáveis por causarem complicações em gestantes e infecções congênitas deve continuar em áreas endêmicas como a de São José do Rio Preto, visando um diagnóstico materno precoce e manejo adequado de gestantes testadas positivas verificando a presença de sinais de alerta e de dengue grave.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva