Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Apoio psicossocial durante a pandemia de covid-19: estratégias desenvolvidas junto aos profissionais da rede pública de saúde do município de Franco da Rocha / Psychosocial support during the covid-19 pandemic: strategies developed with public health professionals in the municipality of Franco da Rocha

Comonian, Julia Oliveira.
São Paulo; s.n; 2021. 75 p.
Tese Português | SES-SP, CONASS, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1151758

Introdução:

A pandemia do Covid-19 demandou uma reestruturação em todos os serviços de saúde, ocasionando aos profissionais da rede pública situações estressantes que podem contribuir para o adoecimento psíquico no ambiente de trabalho.

Objetivo:

Esta pesquisa, buscou identificar e analisar estratégias de apoio emocional e psicossocial desenvolvidas junto aos profissionais dos diferentes serviços da rede pública de saúde, para o manejo dos impactos gerados pela pandemia de SARS-CoV-2.

Metodologia:

Para realização de um estudo de caso, foram entrevistadas 12 profissionais da rede de saúde do município de Franco da Rocha da área da gestão, atenção básica e atenção especializada que atuaram no enfrentamento a pandemia. Os dados coletados foram gravados, transcritos e posteriormente analisados.

Resultados:

As análises das falas puderam refletir a preocupação da gestão com o acesso a EPIs; ações de orientação; fortalecimento da comunicação e carência de ações de rastreamento de sofrimento psíquico e de planejamento de ações estruturadas em rede.

Conclusão:

As percepções deflagradas durante as diferentes falas, possibilitaram compreender que embora a gestão municipal tenha se preocupado em propor ações que atendessem a demandas pontuais das necessidades em saúde mental dos profissionais da linha de frente, careceu de planejamento para que tais ações alcançassem toda a rede de saúde municipal de forma igualitária.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1; 614, C728a
Selo DaSilva