Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos diretos e indiretos da pandemia de covid-19 na saúde das crianças de Franco da Rocha/SP / Direct and indirect effects of the covid-19 pandemic on the health of children in Franco da Rocha / SP

Tafarello, Emanuelly Camargo.
São Paulo; s.n; 2021. 56 p.
Tese Português | SES-SP, CONASS, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1151769

Introdução:

Apesar dos avanços no tocante à saúde das crianças no Brasil, ainda são muitos os desafios para a implementação das ações previstas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Somado a isso, o ano de 2020 foi marcado pela maior crise de saúde mundial dos últimos tempos, a pandemia de Covid-19. Embora as manifestações clínicas de Covid-19 tendam a ser mais leves em crianças do que em adultos, há uma repercussão direta pelo acometimento das crianças, como também, os efeitos indiretos à pandemia que podem representar um perigo à atenção integral à saúde da criança, pois estas são vulneráveis a riscos ambientais e podem ter o desenvolvimento biológico, físico e mental comprometidos com consequências de rápido, médio e longo prazo.

Objetivo:

Analisar o acometimento de crianças pela Covid-19, a qualidade da informação dos sistemas e-SUS VE e SIVEP Gripe e os efeitos indiretos da pandemia sobre indicadores de atenção integral à saúde da criança no município de Franco da Rocha.

Metodologia:

Estudo epidemiológico descritivo baseado na análise de dados secundários e na qualidade da informação dos sistemas de informação específicos para notificação de casos leves e casos graves de Covid-19 (e-SUS VE e SIVEP Gripe) e indicadores relacionados à atenção integral à saúde da criança.

Resultados:

O perfil de maior acometimento em crianças foi na faixa etária de 5-9 anos, raça-cor branca, sexo feminino para casos leves e sexo masculino para casos graves. Sinais e sintomas como tosse, febre, desconforto respiratório foram descritos e a presença de condições pré-existentes também foi observada e associada a 60% dos casos graves. A classificação de SRAG por Covid-19 ocorreu em 3 crianças da faixa etária de 1-4 anos, com a evolução para um óbito. A evolução final dos casos foi classificada como uma informação "muito ruim", com 75% das fichas incompletas, e também outros dados apresentaram um mau preenchimento. Em relação aos demais indicadores observados, percebe-se o impacto indireto da pandemia no declínio das atividades de rotina da atenção primária, redução dascoberturas vacinais e aumento na notificação dos casos de violência. Discussão O pequeno número de ocorrências de Covid-19 em Franco da Rocha dificulta a comparação com o perfil brasileiro e internacional. Sinais e sintomas e condições pré-existentes condizem com os achados de outros estudos, porém lacunas nos sistemas de informação impossibilitam uma completa análise dos casos. A piora nos indicadores da atenção integral à saúde da criança ocorre, como esperado, podendo impactar a saúde das crianças ao longo da pandemia.

Conclusão:

O estudo apresentou o perfil das crianças acometidas por Covid-19 no município e as consequências indiretas da pandemia na atenção integral à saúde das crianças, chamando a atenção dos gestores para a importância das próximas escolhas e ações de restauração dos atendimentos às crianças nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1; 614, T129e
Selo DaSilva