Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde do trabalhador no enfrentamento à pandemia: um estudo de caso sobre os agentes comunitários de saúde de Franco da Rocha - SP / Occupational health in the face of the pandemic: a case study on community health workers in Franco da Rocha - SP

Santos, Camila da Silva Bezerra.
São Paulo; s.n; 2021. 47 p.
Tese Português | SES-SP, CONASS, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1151870

Introdução:

Frente aos desafios no enfrentamento a pandemia, os trabalhadores ficam expostos a fatores de desgaste psíquico no trabalho que podem exercer influência não só na sua saúde física e mental, como na sua inserção social no trabalho e no seu desempenho de atividades e na resposta que o serviço de saúde poderá prover aos usuários.

Objetivo:

Compreender os fatores relacionados à saúde do trabalhador dos agentes comunitário no contexto da pandemia. Analisar condições de trabalho estabelecidas durante a pandemia e os seus impactos na saúde ocupacional do agente comunitário; caracterizar os fatores de risco e proteção para o desgaste psíquico apresentados pelos ACSs com a chegada do novo coronavírus. Metodologia Trata-se de um estudo de caso, qualitativo descritivo. Que compõe uma das partes do Projeto Guarda Chuva realizado pelos alunos e pesquisadores de Pós- Graduação do Instituto de Saúde (IS). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas através da Análise temática do conteúdo.

Resultados:

O modo como o trabalho do ACS está organizado hoje, pode ser um dos principais fatores de adoecimento presente na sua relação com o trabalho, visto que os principais fatores de risco achados nesse estudo foram a sobrecarga/cansaço, o medo e a insegurança.

Conclusão:

concluiu-se que é necessário estudos posteriores, para entender melhor as consequências geradas pela pandemia. Além da abertura de espaços de reflexão que possibilitem maior participação e troca dos ACSs com os demais membros das equipes, que gerem mais autonomia e decisão compartilhada.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1; 614, S234s
Selo DaSilva