Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil clínico e sucesso na extubação de pacientes pós cirurgia cardíaca / Clinical profile and success in patient extubation after cardiac surgery

Assis, Clarissa Rodrigues de; Fortino, Cláudia Kist; Saraiva, Cristiane Aparecida Souza; Frohlich, Luiz Felipe; Silva, Racquel Evans da; Omizzollo, Sandra.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 10(1): 25-32, Fev. 2020. tab
Artigo Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1151944

INTRODUÇÃO:

Pacientes submetidos à cirurgia cardíaca necessitam de ventilação mecânica invasiva após o procedimento cirúrgico. A extubação no pós-operatório quando bem-sucedida, está relacionada com menor tempo de internação, redução de custos e recursos utilizados e diminuição das taxas de morbimortalidade.

OBJETIVO:

Identificar o perfil e o número de reintubações de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo quantitativo, transversal retrospectivo, com coleta de dados secundários obtidos de prontuários eletrônicos em um Hospital Municipal da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Foram incluídos 57 prontuários de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca entre janeiro e dezembro de 2017 e excluídos aqueles com idade menor que 18 anos e/ou extubados previamente no bloco cirúrgico.

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 22 mulheres (38,6%) e 35 homens (61,4%), com média de idade 61,60±12,33 anos. Foram realizadas 37 cirurgias de revascularização do miocárdio (64,9%), sendo sete destas associadas a troca valvar. Em relação ao desmame, 96,5% dos pacientes obtiveram sucesso na extubação, 77,2% ficaram um período menor que 24 horas em ventilação mecânica invasiva e 15,8% foram reintubados. A média de tempo de internação hospitalar foi de 22,77±17 dias e na Unidade de Terapia Intensiva de 8,53 dias, sendo que 80,7% dos pacientes tiveram alta desta unidade.

CONCLUSÃO:

A caracterização clínica, sociodemográfica e cirúrgica dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca se assemelha aos achados na literatura, uma prevalência de pacientes idosos e do sexo masculino e baixa taxa de reintubação.
Biblioteca responsável: BR333.2
Selo DaSilva