Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuatro años de experiencia en tratamiento médico del embarazo ectópico en el departamento de Paysandú / Four-year experience in medical treatment of ectopic pregnancy in the department of Paysandú / Quatro anos de experiência no tratamento de gravidez ectópica no departamento de Paysandú

Guzzo, Vanessa; Ben, Sebastián; Sica, Natalia.
Rev. méd. Urug ; 37(1): e201, mar. 2021. tab
Artigo Espanhol | LILACS, BNUY | ID: biblio-1180958
Resumo

Introdução:

nos últimos anos, observou-se uma diminuição dos óbitos relacionados à gravidez ectópica, graças aos avanços no diagnóstico precoce, que por sua vez abriram as portas para o tratamento médico com metotrexato em pacientes selecionadas.

Objetivo:

o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do tratamento com metotrexato no Departamento de Paysandú e determinar secundariamente a satisfação das usuárias com o mesmo e sua consequente fertilidade.

Métodos:

apresenta-se um estudo retrospectivo e observacional de gestações ectópicas tubárias tratadas com metotrexato em Paysandú, durante o período de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2017. Considerou-se como falha do tratamento médico quando o tratamento cirúrgico foi necessário e definiu-se fertilidade futura como o tempo decorrido até a obtenção de uma gravidez intrauterina espontânea.

Resultados:

foram registradas 67 gestações ectópicas em quatro anos, 13 receberam metotrexato intramuscular com taxa de sucesso de 69,2%. Uma fertilidade subsequente de 25% foi determinada.

Conclusões:

o uso do metotrexato na gravidez ectópica é praticado em Paysandú há quase uma década com bons resultados e boa aceitação pelas usuárias.
Biblioteca responsável: UY6.1
Selo DaSilva