Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detection of enteropathogens and research of pesticide residues in Lactuca sativa from traditional and agroecological fairs / Detecção de enteropatógenos e pesquisa de resíduos de agrotóxicos em Lactuca sativa de feiras tradicionais e agroecológicas

Maior, L P S; Neto, G J C; Azevedo, P V M; Jesus, L C C; Souza-Filho, A N; Santos Júnior, C J; Costa, J G; Souza, M A; Souza, E C; Ferreira-Júnior, G C; Pavão, J M S J; Santos, A F; Matos-Rocha, T J.
Braz. j. biol ; 82: e237839, 2022. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1249225
A produção agroecológica representa uma nova realidade no cultivo das hortaliças. Assim, o estudo teve como objetivo verificar a presença de agrotóxicos em amostras agroecológicas e analisar a contaminação microbiológico e parasitológico em Lactuca sativa L. de feiras agroecológicas e convencionais de Alagoas. Foram coletadas 32 amostras, realizando checklist higiênico-sanitário, análises de coliformes, Salmonella spp., Staphylococcus aureus e Cromatografia Gasosa com Espectrômetro de Massas (GC-MS) para pesquisa de agrotóxicos; utilizando-se duas metodologias para estudos parasitológicos. Foram analisadas 32 amostras, com nível de adequação sanitária de 45% e 38% para feiras (agroecológicas e convencionais) respectivamente, sendo três amostras no total (9,4%) adequadas a padrão microbiológico segundo RDC n° 12//2001; Dentre as 23 amostras positivas para parasitos, 69,5% teve origem em amostras de feiras convencionais, e 53% de todas as amostras positivas apresentaram Entamoeba coli como principal contaminante, juntamente, não foi detectado traços de deltametrina, porem foi visualizado em duas amostras, pico de retenção para padrão de difenoconazol. Concluindo-se que as feiras representam um ambiente adequado para patógenos humanos e indicadores, necessitando de uma maior higienização e treinamento dos comerciantes e consumidores de hortaliças do estado de Alagoas, principalmente em feiras convencionais, que apresentaram índices microbiológicos e parasitológicos mais críticos em relação a feiras com produtos agroecológicos; mas, a presença de difenoconazole em duas amostras de feiras agroecológicas sugerem contaminação acidental ou uso indiscriminado deste químico em produção da Lactuca sativa L., todavia os produtos de origem agroecológica representam uma melhor escolha para o consumidor.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva