Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Characterization of glutamine synthetase from the ammonium-excreting strain HM053 of Azospirillum brasilense / Caracterização da glutamina sintetase da estipe excretora de amônio HM053 de Azospirillum brasilense

Núcleo de Fixação Biológica de NitrogênioGhenov, Fernanda; Núcleo de Fixação Biológica de NitrogênioGerhardt, Edileusa Cristina Marques; Huergo, Luciano Fernandes; Núcleo de Fixação Biológica de NitrogênioPedrosa, Fabio Oliveira; Wassem, Roseli; Núcleo de Fixação Biológica de NitrogênioSouza, Emanuel Maltempi.
Braz. j. biol ; 82: e235927, 2022. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1249226
A glutamina sintetase (GS), codificada por glnA, catalisa a conversão de L-glutamato e amônio em L-glutamina. Este processo dependente da hidrólise de ATP é a principal via de assimilação de nitrogênio na bactéria fixadora de nitrogênio Azospirillum brasilense. A estirpe HM053 de A. brasilense possui baixa atividade GS e excreta amônio no meio sob condições de fixação de nitrogênio. Neste trabalho, os genes glnA das estirpes do tipo selvagem e HM053 foram clonados em pET28a, sequenciados e superexpressos em E. coli. A enzima GS foi purificada por cromatografia de afinidade e caracterizada. A GS da estirpe HM053 possui uma substituição P347L que resulta em baixa atividade enzimática e torna a enzima insensível à adenililação pela adenililtransferase GlnE.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva