Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Barreiras à implementação de recomendações de diretrizes para melhorar a assistência ao parto: uma rápida revisão das evidências / Barriers to implementing guideline recommendations to improve childbirth care: a rapid review of evidence

Oliveira, Cintia de Freitas; Ribeiro, Aline Ângela Victoria; Luquine Júnior, Cézar D; Bortoli, Maritsa Carla de; Toma, Tereza Setsuko; Chapman, Evelina; Barreto, Jorge Otávio Maia.
Rev. panam. salud pública ; 45: 1-10, 2021. lus
Artigo Inglês | LILACS, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde | ID: biblio-1253545
Objetivo. Identificar potenciais barreiras à implementação das recomendações das Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal a partir das melhores evidências globais disponíveis. Métodos. Realizou-se uma revisão rápida com consulta a seis bases de dados em março/abril de 2019. Foram selecionados estudos secundários publicados em inglês, espanhol ou português sobre barreiras de qualquer natureza que pudessem ser relacionadas à implementação das recomendações das Diretrizes. Resultados. Foram incluídos 23 documentos (21 revisões sistemáticas e dois guias de prática clínica). As barreiras identificadas foram agrupadas em 52 categorias por semelhança de significado e, em seguida, reorganizadas em nove núcleos temáticos modelo de atenção ao parto e nascimento, gestão de recursos humanos, crenças e saberes, relações de gênero, gestão de serviços de saúde, atitudes e comportamentos, comunicação, condições socioeconômicas e interesses políticos. Conclusões. Os resultados mostraram que a implementação das Diretrizes pode requerer abordagens combinadas para o enfrentamento de diferentes barreiras. O engajamento de gestores e profissionais de saúde no processo de mudança do modelo de atenção ao parto e nascimento e o envolvimento de usuários são indispensáveis para o sucesso da implementação. São necessárias, ainda, ações intersetoriais para melhorar as condições socioeconômicas de mulheres e famílias e para combater as iniquidades de gênero.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1
Selo DaSilva