Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores materno-infantis associados ao desenvolvimento de bebês prematuros e a termo / Maternal-infant factors associated to the development of preterm and full-term babies / Factores materno-infantiles asociados al desarrollo de bebés prematuros y a término

Schiavo, Rafaela Almeida; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Santos, Janaina Senhorini dos; Antonucci, Juliana Marinho; Mormanno, Carolina; Pereira, Verônica Aparecida.
Rev. Psicol. Saúde ; 12(4): 141-158, out.-dez. 2020. ilus
Artigo Português | LILACS-Express | ID: biblio-1279692
Conhecer a influência de variáveis materno-infantis e ambientais no processo desenvolvimental torna possível que atrasos sejam minimizados. Pretendeu-se comparar variáveis sociodemográficas e de desenvolvimento de bebês prematuros e a termo aos três meses de idade e identificar as influências de fatores materno-infantis associadas ao desenvolvimento destes bebês. Participaram 275 díades mãe-bebê, sendo 168 prematuros e 107 a termo. Aplicou-se uma entrevista para coleta das variáveis materno-infantis e as Escalas Bayley III para avaliar o desenvolvimento. Os resultados indicaram que há diferenças significativas entre a termo e prematuros em relação à escolaridade materna, presença de irmãos e não planejamento materno da gravidez. Prematuros apresentaram maiores atrasos no desenvolvimento cognitivo, em linguagem expressiva, motor fino e motor amplo. A identificação de atrasos aos três meses apontou para a importância de programas de estimulação precoce como fator de proteção para evitar atrasos no desenvolvimento e como orientação aos cuidadores primários do bebê.
Biblioteca responsável: BR85.1
Selo DaSilva