Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Métrica de indicadores assistenciais de hospitais certificados do interior do Estado de São Paulo / Metric assistance indicators of certificated hospitals in the country side of São Paulo State

Braga, Aline Togni.
São Paulo; s.n; 2015. 189 p.
Tese Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1282037

Introdução:

Indicadores são instrumentos relevantes na sinalização de problemas reais ou potenciais que auxiliam no diagnóstico situacional e possibilitam que intervenções sejam implementadas para a melhoria do resultado da assistência prestada ao paciente.

Objetivos:

Avaliar a série histórica dos indicadores assistenciais empregados em hospitais após a acreditação pela Organização Nacional de Acreditação ONA; delinear as intervenções propostas frente às não conformidades, oriundas da métrica dos indicadores; comparar as séries históricas dos hospitais com diferentes níveis de acreditação e projetar as séries históricas dos indicadores nos hospitais nos próximos cinco anos.

Método:

Estudo quantitativo, documental e retrospectivo, desenvolvido em cinco hospitais acreditados pelo Programa Brasileiro de Acreditação ONA nível 1,2 e 3, localizados no interior do Estado de São Paulo e integrantes do Departamento Regional de Saúde DRS VII. A análise dos dados ocorreu pela estatística descritiva e para a projeção dos dados foi utilizado o Modelo Auto-Regressivo Integrado de Média Móvel (ARIMA).

Resultados:

Os eventos foram distribuídos em 13,9% erros de medicação, 8,7 quedas de paciente, 7,1% de úlceras por pressão (UP), 4,4% de saídas não planejada de sondas oro/nasogastroenteral, 4,3% de extubações não planejada e 2,9% de flebites. Com relação a caracterização dos hospitais, a maioria era filantrópico (80,0%), nível de atenção terciário (80,0%), com nível de acreditação 1 (40,0%), 2 (40,0%) e 3 (20,0%).Na análise comparativa entre o desempenho das instituições frente aos indicadores podemos notar que as instituições com maior tempo e maior nível de acreditação demonstraram valores bastante significativos no que tange ao quantitativo nas notificações de seus eventos. Na análise das principais intervenções adotadas para melhoria do indicador destacam as capacitações (100,0%) no indicador de erro de medicação e flebite; na UP (100,0%) e na extubação não planejada (80,0%) foi a alteração ou implantação de protocolos de prevenção; no evento saída não planejada de sonda oro/nasogastroenteral, 80,0% das instituições adotaram a participação de outros profissionais na melhoria do resultado do indicador. Considerações finais Os achados desta pesquisa contribuíram para outras organizações, sobretudo ao utilizar-se das intervenções aplicadas pelas instituições pesquisadas, outra contribuição é que as instituições participantes poderão utilizar-se dos dados projetados para intervenções necessárias no desempenho do indicador.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva