Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da pandemia por COVID-19 em centro de referência em cirurgia cardiovascular / Impact of the COVID-19 pandemic in a cardiovascular surgery referral center

Maia, Adnaldo da Silveira; Arcos, Mercy Adriana Herrera; Tajra, Rafael Dib de Paulo; António, Iuri Betuel Gomes; Silva, Francisco Victor Alves da; Santos, Magaly Arrais dos.
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 31(supl. 2B): 125-125, abr-jun., 2021.
Artigo Português | CONASS, SES-SP, SES SP - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, SES-SP | ID: biblio-1284159

INTRODUÇÃO:

O primeiro caso de infecção causado pela COVID-19 foi primeiramente reportado em Wuhan, China, em meados de dezembro 2019. Desde então, a infecção tomou proporções globais, afetando mais de 200 países. A presença de doença cardiovascular é fator de risco frequentemente observado nos pacientes acometidos pela COVID-19 associado a altas taxas de mortalidade e morbidade.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo observacional, transversal, retrospectivo, a fim de avaliar o impacto no número de procedimentos cirúrgicos em centro de referência nacional em cirurgia cardiovascular. Foram comparados os números absolutos de cirurgia de revascularização miocárdica, troca ou plastia valvar, correção de aneurismas de aorta, transplante cardíaco e cirurgias para correção de patologias congênitas entre 2019 (Janeiro ­ Dezembro) e 2020 (Janeiro ­ Dezembro).

RESULTADOS:

Em 2019, foram realizados 1383 procedimentos, dentre os quais, 591 cirurgias de revascularização miocárdica isolada e associadas à aneurismectomia, correção de comunicação interventricular e troca valvar, 359 plastia ou trocas valvares múltiplas ou isoladas. Por outro lado, em 2020, foram realizados 966 procedimentos cirúrgicos, entre os quais, 414 coronarianos, 225 valvares, 241 congênitos, 75 correções de aneurisma ou dissecção de aorta e 11 transplantes cardíacos. Houve uma redução global de 30,1%, na análise exclusiva da cirurgia de revascularização miocárdica, a redução foi de aproximadamente 29,9%.

CONCLUSÃO:

Muitos questionamentos ainda permanecem no cenário pós-pandemia, a adaptação dos serviços cirúrgicos à abordagem destes pacientes assim como as complicações inerentes da infecção por COVID-19 em consonância àquelas da doença cardiovascular demandarão mais estudos a fim de esclarecer tantos pontos.
Biblioteca responsável: BR79.1
Selo DaSilva