Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanization of the hospital: participatory construction of knowledge and practices on care and ambience / Humanización de hospitales: construcción colectiva de saberes y prácticas de acogida y ambientación / Humanização hospitalar: construção coletiva de saberes e práticas de acolhimento e ambiência

Salvati, Caroline de Oliveira; Gomes, Carine Alves; Haeffner, Leris Salete Bonfanti; Marchiori, Mara Regina Caino Teixeira; Silveira, Rosemary Silva da; Backes, Dirce Stein.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20200058, 2021. graf
Artigo Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1287928
RESUMO

Objetivo:

Identificar e implementar estratégias de acolhimento e ambiência, com vistas à humanização hospitalar.

Método:

Pesquisaação, cujo processo de investigação ocorreu entre janeiro e março de 2019, com a participação de colaboradores, advindos de funções estratégicas de um hospital de médio porte, mediante grupo focal e análise focal estratégica. O processo de implementação das estratégias de acolhimento e ambiência ocorreu a partir de maio de 2019 e permanece em andamento com a participação responsável e multiplicadora de profissionais e pacientes.

Resultados:

Participaram 18 colaboradores. Demostra-se que processos investigativos acompanhados de intervenções práticas, especialmente os relacionados à promoção de espaços interativos, inclusivos, acolhedores, e a criação de ambiência lúdica, atraente e associativa favorecem a atuação multiprofissional, mobilizam saberes e práticas inovadoras e contribuem para a (re)significação do ser e fazer profissional em saúde.

Conclusão:

O acolhimento e a ambiência, com vistas à humanização hospitalar, perpassam pela implementação de estratégias concebidas com a participação responsável e multiplicadora de todos os atores (profissionais e usuários) do hospital. É importante, nesse processo, que todos se sintam protagonistas de novos modos de ser, conviver e fazer em saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva