Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adherencia terapéutica en pacientes hipertensos de un consultorio médico perteneciente al Policlínico Universitario "Joaquín de Agüero y Agüero" / Adherence to treatment in hypertansive patients from a local primary care office linked to the Policlínico Universitario "Joaquín de Agüero y Agüero" / Adesão terapêutica em hipertensos atendidos em consultório médico da Policlínica Universitária "Joaquín de Agüero y Agüero"

Formentin-Zayas, Mayelin; Carbajales-León, Emma Bárbara; Medina-Fuentes, Guillermo; Formentin-Zayas, Dalgis Mercedes; Formentin-Zayas, Mailene.
Rev. inf. cient ; 100(4): e3444, 2021. tab
Artigo Espanhol | LILACS, CUMED | ID: biblio-1289648
RESUMO

Introdução:

A medicação anti-hipertensiva em pacientes com mais de 20 anos exige um controle rigoroso, o que garante uma manutenção adequada do estado de saúde desse grupo populacional.

Objetivo:

analisar a adesão terapêutica em pacientes com hipertensão arterial no Consultório Médico de Família nº 4, pertencente à Policlínica Universitária "Joaquín de Agüero y Agüero", do município de Camagüey.

Método:

Estudo observacional, transversal, descritivo, de outubro de 2020 a fevereiro de 2021. Trabalhamos com 98 pacientes com idade igual ou superior a 20 anos, com dificuldade de controle da pressão arterial devido à não adesão ao tratamento. As variáveis foram mensuradas idade, sexo, grau de hipertensão, adesão ao tratamento pelo teste de Morisky-Green-Levine, quantidade de medicamentos utilizados e fatores de não adesão. As informações foram processadas por meio do pacote estatístico SPSS 25.0.

Resultados:

Houve predomínio dos maiores de 60 anos (46,9%), 58,1% do sexo masculino, classificados como grupo II de hipertensão arterial (51%). Predominaram pacientes com adesão terapêutica parcial (68,3%) pelo teste de Morisky-Green-Levine e com uso de três medicamentos para tratamento da doença (46,9%). Dentre os fatores mais frequentes, predominou a dificuldade de obtenção do medicamento (86,7%) e da dieta alimentar (77,5%).

Conclusões:

A não adesão terapêutica em hipertensos os expõe ao aparecimento de complicações cardiovasculares, com as repercussões que isso acarreta para o indivíduo, a família e a sociedade.
Biblioteca responsável: CU419.1
Selo DaSilva